Escolha uma Página

Desde o final de 2018, um pensamento ocupa a minha mente sempre dirigida para o Desenvolvimento de pessoas e projectos: a importância que tem na vida das mulheres o Poder Pessoal. Muitas vezes a falta dele.

Este foi o tema mais central de mais de 80% dos clientes com quem trabalhei no ano passado.

E por isso quis partilhar contigo alguns pontos que resumi em 3 passos simples que recomendo para começares já a recuperar o teu Poder Pessoal ou, caso o tenhas, para ganhares ainda mais e de forma mais consciente e conectada contigo.

Antes de mais, O QUE É PODER PESSOAL?

Poder Pessoal é a capacidade de escolha e de decisões autónomas. Poder Pessoal é liberdade que não interfere com os meus relacionamentos e os projectos que quero concretizar, antes os favorece e contribui para eles. Poder Pessoal é eu saber quem sou e quais as características mais válidas da minha personalidade, acreditando que me posso construir enquanto pessoa. Apesar do passado, dos traumas e das coisas menos fáceis. Poder Pessoal é pensar pela minha cabeça livre de crenças negativas e limitadoras, de forma conectada com o mundo e a minha verdade. Alguém com Poder Pessoal não se fecha sobre si mesma, consegue ter ideias próprias mas sabe que muitas vezes para evoluir é preciso olhar à sua volta com humildade e modelar os que já fazem as coisas bem feitas. Poder Pessoal é admirar outras mulheres vencedoras. Poder Pessoal é não me escudar nas minhas escolhas do passado para não olhar para o futuro. Alguém com Poder Pessoal não exerce Poder a não ser sobre si mesma e está aberta para o presente e futuro.

PRIMEIRO PASSO:

FOCO NA INDEPENDÊNCIA E ORGANIZAÇÃO FINANCEIRAS

Se o teu trabalho não te permite seres independente financeiramente, torna esse objetivo o mais central da tua vida. Não descanses enquanto não conseguires negociar um aumento, uma nova posição no emprego, a busca de um outro cenário profissional fora da empresa onde estás, ou a valorização de um talento teu que podes transformar em fonte de rendimento extra.

Não te contentes com o que tens se o que tens não é suficiente, não te zangues com a situação e liberta-te da dependência financeira familiar, se for o caso.

Modela outras mulheres que fizeram isto nas suas vidas, procura exemplos que te inspirem.

Caso já sejas independente financeiramente, de que forma estás a usar isso a teu favor? Vê o “TERCEIRO PASSO”.

SEGUNDO PASSO:

CRIA UM GRUPO DE INFLUÊNCIA PROGRESSIVO E CONSTRUTIVO

Pessoas com mentes abertas e construtivas estão normalmente rodeadas de pessoas semelhantes. Que gostam de novos projectos, que respeitam a evolução pessoal dos outros, que são corajosas e construtivas. Não significa que vais virar as costas a quem não pensa desta forma, mas vais reduzir a atenção que dás a pessoas que são contrárias a tudo o que o Poder Pessoal representa. Vais aumentar o foco para pessoas com ideias e mentalidade vencedora.

TERCEIRO PASSO:

INVESTE EM TI

Muitas vezes a parte financeira aparece como n.º 1 nas objecções para fazermos coisas por nós, mas cada vez mais tens acesso a uma panóplia de serviços com qualidade e centrados no teu desenvolvimento pessoal. Seja através da contratação de um terapeuta ou mentor que te ajude durante o período de tempo que achares necessário, ou através do investimento em formações conectadas com aquilo que queres pôr em prática na tua vida pessoal ou profissional, nada é mais valioso do que apostares em ti e no teu enriquecimento enquanto pessoa. Muitas vezes o que poderias integrar e compreender em 10 anos, pode ser integrado e compreendido em 12 meses. Lembra-te sempre que o dinheiro serve para, além de pagar contas, investir em serviços e produtos de alto valor para ti.

Dou-te uma dica extra. Todos os dias questiona-te, perante situações que te surjam: Isto que vou fazer ou dizer, dá-me Poder Pessoal, ou retira-me Poder Pessoal? Tens a tua resposta à mão, para te começares a direccionar no sentido de mais empoderamento e realização.

Grata

Joana Amoêdo Leite

Mentora e Coach de Poder Pessoal

AGENDA UMA SESSÃO DE ACONSELHAMENTO PARA SABERES MAIS SOBRE O PROGRAMA 10 SEMANAS DE MENTORIA E COACHING DE PODER PESSOAL AQUI https://www.joanaamoedoleite.com/