Hoje trago-te um tema muito bonito, que implica ires saber mais sobre ti, nomeadamente saberes em que signo está Vénus no teu mapa.

Tens de ser tu a verificar no site gratuito astro.com inserindo os teus dados de nascimento com hora exacta e local, e observares de seguida no próprio mapa, em que signo está posicionado o símbolo de Vénus:

O signo vai dar uma energia especial e específica à forma como vivencias Vénus, sejas quem fores, estejas onde estiveres.

Começando por te explicar o que representa Vénus, segundo a Astrologia Psicológica, tem muito a ver com a forma como vais vivenciar o Amor, o prazer, a empatia, a forma como te relacionas com os outros, a tua capacidade de amar mas também de dar. A interpretação de Vénus no teu mapa ajuda-te a perceber como podes vivenciar melhor esses temas, de forma mais fluída e porque tens sentido bloqueios nesses mesmo temas.

Podemos dizer que Vénus no teu mapa representa-te mais a ti do que ao parceiro que tens ou tiveste, sendo este mais directamente representado pelo planeta regente do signo que abre a Casa 7 (tema que aboraremos num artigo posterior).

Vamos então falar de cada uma das 12 representações de Vénus. Cada uma é seguida de um MANTRA PODEROSO para poderes integrar cada vez melhor esta energia na tua vida e no teu EU.

NOTA: Este artigo não dá resposta a todas as nuances do mapa natal de cada um, sendo igualmente importante perceber em que Casa Astrológica está o planeta Vénus e todos os outros que fazem parte do mapa de todos nós, em posicionamentos específicos.

VÉNUS EM CARNEIRO

Uma das imagens mais fantásticas escolhidas para representar o arquétipo da Vénus em Carneiro foi escolhida pela renomada astróloga Lynn Bell numa conferência em Fevereiro de 2016 à qual assisti. Era a imagem de uma domadora de leões. De facto a Vénus em Carneiro, considerada no seu exílio quando está posicionada neste signo, adora desafios e por vezes pode ter tendência para expressar-se de forma intensa e desafiante, gostando de uma certa “luta” (seja de ideias ou física). A melhor forma de vivenciar este arquétipo é a expressão física, uma vivência saudável da sexualidade, sem tabus, e partilha de actividade física com o parceiro.

O sentido de humor, as actividades físicas ao ar livre e o desporto são verdadeiras curas para esta Vénus.

Enquanto não chega a maturidade podem ser altamente conquistadores (eles e elas), acumulando histórias de amor e aventuras.

As mulheres com Vénus em Carneiro são fortes na sua expressão do amor, não ficam à espera de um sinal para mostrarem interesse ou para comandar uma relação, por isso precisam de um parceiro forte e que as acompanhe com energia física e mental.

Os homens com Vénus em Carneiro esperam ao seu lado uma mulher forte, independente e determinada, que ultrapassa as suas inseguranças e pratica acima de tudo o optimismo e gosta de desafios.

MANTRA PARA VÉNUS EM CARNEIRO:

“O Amor não tem de ser uma luta e eu atraio para a minha vida a situação mais saudável e ao mesmo tempo intensa que tanta falta me faz. Quando estou sozinho procuro exercitar o meu corpo, desafiar-me a ser uma pessoa mais optimista e alegre que não depende dos outros.”

VÉNUS EM TOURO

O Planeta Vénus está domiciliado neste signo, teremos então aqui uma expressão plena do seu arquétipo. Uma energia plácida, sensual e mais calma, valorizando a estabilidade e os prazeres sensoriais. Gosta de uma certa lentidão e apreciar a comida, o sexo, a vida em geral de forma tranquila e empática com um parceiro que também aprecie a beleza destes prazeres e goste de agradar.

Pode ter alguma dificuldade em ver para além da realidade que conhece, ficando “agarrado” à relação. Na verdade é uma Vénus leal e companheira para toda a vida.

A mulher de Vénus em Touro manifesta-se mais pelo silêncio de um beijo ou de um olhar de entendimento do que pela tempestuosidade.

O homem com Vénus em Touro procura essencialmente uma parceira estável em todos os sentidos.

Algum cuidado com os excessos pode ser a palavra chave que falta. Sejam excessos de gastos, de comida, de bebida ou de sexo.

MANTRA PARA VÉNUS EM TOURO

“Quando me liberto do sentimento de posse usufruo dos prazeres da vida ao teu lado e nos momentos em que estou só comigo”

VÉNUS EM GÉMEOS

“A falar é que nos amamos”… podia ser a frase da Vénus em Gémeos, que procura uma partilha e liberdade para pensar e falar acima da média. Facilmente se cansa se uma relação entra na monotonia ou se sentir que não pode expressar-se livremente.

A partilha emocional e o prazer passa muito pelo contacto com novas ideias, com pessoas novas, com um sentido de liberdade.

Uma Vénus em Gémeos nasce para viver o amor e o prazer de forma livre e em movimento de ideias.

A mulher com Vénus em Gémeos pode sentir-se confusa e alternadamente em sentimento de desapego ou de vontade de estar com a pessoa amada. A liberdade é importante mas deve fazer uma reflexão sobre o sentido de responsabilidade na relação.

O mesmo se aplica ao homem com Vénus em Gémeos, que pode ser muito instável, mas que inevitavelmente aprenderá as lições do amor-próprio e do amor por outrem. A dedicação faz parte do Amor.

MANTRA PARA A VÉNUS EM GÉMEOS

“Quando penso e falo livremente e partilho isso com o meu amor estou mais completo e feliz. Posso sentir-me livre de amarras e de impedimentos e ao mesmo tempo perceber que a  responsabilidade faz parte de uma relação.”

 

VÉNUS EM CARANGUEJO

A expressão de Vénus em Caranguejo é a de uma energia muito entregue, romântica, maternal, aconchegante e preocupada. O amor-próprio pode ficar aqui demasiado dependente da estabilidade familiar e relacional. Por vezes há uma expressão quase infantil do amor, como se a pessoa amada fosse absolutamente essencial à vida desta Vénus. O apego pode ser excessivo e deve escolher a quem se entrega, pensando antes de mais em crescer como pessoa e só aí estará mais apta a ter uma noção de relacionamento saudável.

A mulher de Vénus em Caranguejo pode ter tendência para querer ser mãe do companheiro, desculpando, ajudando-o como se fosse um filho a quem tem de mimar e proteger. Caso seja este o caso, encontrar uma actividade artística como a dança a dois por exemplo, pode ajudar a sair de si mesma em ligação com outros pares (literalmente).

O homem com Vénus em Caranguejo no seu mapa pode ser romântico, cuidadoso e entregar-se muito à missão da paternidade ou a qualquer missão que tenha ligação com a família. Deve tentar criar uma realidade para lá da família de origem, concedendo que sair do ninho também passa por criar um novo.

 

MANTRA PARA VÉNUS EM CARANGUEJO

“Eu sou uma pessoa acolhedora e querida mas ao mesmo tempo sou madura e equilibrada. Primeiro cuido de mim e dos meus interesses pessoais, para depois poder estar bem e dar aos que eu amo.”

 

VÉNUS EM LEÃO

A expressão deste arquétipo é forte e intensa, precisa de sentir a expressão do amor de quem a rodeia e não se inibe de mostrar o que sente. O orgulho na relação é essencial e pode ser levada a achar que é um exemplo para os outros, exibindo alegremente o seu amado ou amada ao mundo.

Um pouco de recato pode ser benéfico a esta Vénus, até ter a certeza que o Amor é estável e real.

O Amor-próprio aumenta muito no quando trabalha o corpo e a aparência; pode sobressair por um sorriso largo e constante.

 

MANTRA PARA VÉNUS EM LEÃO

“A minha forma de amar é expressiva e exuberante mas eu estou particularmente atenta à relação em si e menos ao que a rodeia.”

VÉNUS EM VIRGEM

Aqui temos alguém que se conquista e conquista o outro essencialmente pela lealdade, pela compreensão, pela calma, pela pureza de atitudes e coerência e pela capacidade de planeamento e organização. Vénus está aqui num signo marcadamente mental mas que pode ter algumas limitações no que diz respeito a sair da sua zona de conforto, a saber arriscar e tomar algumas decisões necessárias e menos pensadas.

Um homem com Vénus em Virgem está mais confortável com alguém que o faça sentir-se equilibrado e organizado, mas pode cair rapidamente num ponto de estagnação se não perceber que a relação consigo e com os outros implica alguns momentos de pouca certeza e de algum risco.

A mulher com Vénus em Virgem deve acautelar-se para não se tornar tão útil no relacionamento ao ponto de ser responsável por demasiadas tarefas e por cuidar de toda a gente. Deve olhar para si e depurar o seu corpo, a sua aparência, viver em alegria, simpatia e tentar ser mais descontraída. A vida encarregar-se-á de mostrar que devemos mesmo ser um pouco mais relaxados e descontraídos.

MANTRA PARA VÉNUS EM VIRGEM:

“O Amor próprio depende da minha segurança pessoal que só eu posso criar, aceitando que o risco está sempre incluído e que não posso controlar tudo. Na relação com o outro encontro um porto de abrigo de confiança mas sei que só pode perdurar se eu conseguir atravessar os vários ciclos e etapas da vida, sem resistências nem medos.”

VÉNUS EM BALANÇA

Vénus está domiciliada também neste signo de Balança, sendo seu regente, tal como de Touro.

O que significa que as qualidades de Vénus estão reforçadas neste signo.

Vénus neste signo indica uma busca por equilíbrio, beleza e sentido estético. Qualquer ambiente pouco polido ou que tenda para a conflitualidade é de evitar a todo custo, porque a evolução desta Vénus ficará muito comprometida (mais do que as outras Vénus nos outros signos, sem dúvida).

O romantismo e a instituição casamento podem ser bastante valorizados nesta Vénus plena de idealismo.

Para ter mais prazer na sua vida deve investir em convívio social, associando-se a grupos nos quais o prazer, a arte, a beleza e o diálogo harmonioso sejam os motes centrais.

Uma mulher com Vénus em Balança deve tentar estar em contacto com a verdade dos seus sentimentos, procurando para lá da sua capacidade de agradar ao outro, aquilo que realmente quer para si.

Um homem com Vénus em Balança pode ser muito feliz na expressão romântica e artística do amor, procurando sempre o cuidado e a harmonia em todos os momentos.

MANTRA PARA VÉNUS EM BALANÇA

“Quando me sinto em equilíbrio e beleza o meu amor-próprio aumenta e a minha capacidade amar o outro também. A relação amorosa vem dar alegria e cor à minha vida.”

VÉNUS EM ESCORPIÃO

No signo de Escorpião a expressão de Vénus pode ficar confundida. O amor é luta e desafio constantes?

Acredito profundamente que apesar de todos termos as nossas limitações, conseguimos, sobretudo com treino, acreditar que outras realidades são possíveis na nossa vida. No caso de uma Vénus em Escorpião, por sentir tudo tão intensamente, a tendência é de se dedicar em excesso a um companheiro ou a um ideal de amor se limites Há que perceber quais os limites do amor-próprio e dedicarem-se acima de tudo à sua própria identidade e crescimento pessoais. Terapias alternativas, estudo da psicologia dos relacionamentos ou quaisquer outras ferramentas positivas são uma mais-valia para a vivência desta Vénus.

O contacto sexual é privilegiado como fonte de comunicação do amor. Atenção a situações de manipulação pelo sexo ou pela sedução. O Amor constrói-se de várias formas e há que estar aberto a novas formas de o demonstrar.

São companheiros dedicados e zelosos mas é preciso ser tolerante com as diferenças de opinião que são naturais em qualquer relação.

Uma mulher com Vénus em Escorpião pode ser extremamente dedicada ao outro, procurando a resposta de tudo na relação com o ente amado, esquecendo-se de si ou projectando na relação toda a sua fome de viver.

Um homem com Vénus em Escorpião vive intensamente o reino das emoções e quanto mais as tentar esconder pior se sentirá. Deve aceitar plenamente aquilo que sente e não tentar fugir agarrado à racionalidade. Pode ser um amante intenso e inquieto e por vezes bastante calado.

MANTRA PARA VÉNUS EM ESCORPIÃO

“O amor e o sexo são elementos do sagrado e eu procuro respeitar esse sagrado que há em mim e que me coloca em ligação com o universo e com os outros. Para poder ser feliz no amor, relaciono-me em profundidade com o meu interior e curo-o em primeiro lugar.”

VÉNUS EM SAGITÁRIO

A Vénus da liberdade, do lazer, da diversão, das viagens, da curiosidade por exeriências amorosas com pessoas de outras nacionalidades ou com experiências culturais e de vida completamente distintas da sua.

Uma Vénus em Sagitário cuida da sua amor-próprio e dos seus relacionamentos viajando, aprendendo, lendo, cultivando-se e saindo da rotina com a maior das alegrias. Todas as situações nas quais isto não aconteça ou haja entraves a esta vivência mais fulgurante, são um enorme sinal de STOP nas suas vidas.

Uma mulher com Vénus em Sagitário precisa de sair da rotina e sentir-se desafiada constantemente para viajar ou simplesmente “mudar de sítio”. Deve permitir-se uma enorme liberdade de movimentos e aceitar alguém na sua vida que a acompanhe nas suas viagens físicas e interiores.

Um homem com Vénus em Sagitário precisa de agitação e pode manifestar-se como o “eterno insatisfeito”. Com a maturidade não terá outra alternativa senão perceber que há um “timing” para tudo, e que nem sempre podemos estar a receber e a reagir a estímulos. Há uma necessidade de se conectar mais com as suas emoções e vivenciá-las de forma mais autónoma sem exigir do outro tudo.

MANTRA PARA VÉNUS EM SAGITÁRIO:

“Eu realizo-me na descoberta do mundo e de novas realidades, e também com um parceiro que me acompanha de forma divertida e alegre. Sei que também preciso de saber parar e não ter sempre estímulos externos para me animar, encontrando-me a mim mesmo e pontualmente em momento de silêncio e paragem.”

VÉNUS EM CAPRICÓRNIO

Valores tradicionais e lealdade são importantes para Vénus em Capricórnio, bem como sentir que as suas conquistas financeiras estão, por assim dizer, em dia. Nem sempre a Vénus em Capricórnio traduz ou manifesta o seu amor com beijinhos e abraços, antes valorizando as atitudes coerentes, o respeito, a seriedade e a honestidade, que pode ser brutal (no sentido literal da palavra).

Pessoas irresponsáveis e inconsequentes não são a praia da Vénus em Capricórnio, que também privilegia a família sobretudo pela sensação de tradição e segurança que ela lhe traz.

Precisam de sentir que existem objectivos em comum numa relação, responsabilidade e projectos que avançam a dois.

A mulher com Vénus em Capricórnio tenderá a ser cautelosa nas suas escolhas amorosas e vivenciará o seu amor-próprio de acordo com a segurança material que conseguir obter. Nas relações será leal e levará o Amor a sério, com persistência.

O homem com Vénus em Capricórnio precisa de se sentir plenamente seguro das suas conquistas de vida e realizações pessoais para poder vivenciar uma relação madura E persistente a dois.

MANTRA PARA VÉNUS EM CAPRICÓRNIO

“O amor é para ser sentido e não racionalizado, e eu abro o meu coração para a espontaneidade que existe em mim, nos outros e na vida, dando o melhor de mim a mim mesmo e aos que eu mais amo.”

VÉNUS EM AQUÁRIO

Será sempre um amor que clama por liberdade e intelectualidade, o de uma Vénus em Aquário. O diálogo e as experiências culturais, simplesmente viver e ser, podendo falar sobre todos os assuntos são o seu forte.

As armadilhas para Vénus em Aquário são alguma inconsistência de atitudes e instabilidade ou pelo menos a forma como os outros a percepcionam pode ser como alguém que não se consegue compreender na sua totalidade, prever nem mesmo “agarrar”.

A força dos laços está no respeito pela verdade e liberdade de pensamento e de vida, e é assim que, estranhamente para alguns, a Vénus em Aquário de liga definitivamente a alguém.

A mulher com Vénus em Aquário pode sentir-se incompreendida ou apelidada de fria, quando na verdade só precisa de saber comunicar ao outro a sua essência, a sua necessidade de comunicação franca e aberta a tudo.

O homem com Vénus em Aquário pode também querer ligar-se a várias experiências novas e alternativas, até encontrar um rumo para a sua vida sentimental, que passa muito por aliar-se a alguém que consiga respeitar imensamente a sua livre forma de estar.

MANTRA PARA VÉNUS EM AQUÁRIO

“Eu relaciono-me em liberdade e comunicação com o mundo e com todos os seres humanos, mas compreendo as necessidades do outro numa relação. Quanto mais me conheço mais posso dar e só dando posso efectivamente sentir que existo.”

VÉNUS EM PEIXES

Exaltada está a Vénus no signo de Peixes, numa profusão de expressão amorosa perante tudo e todos. Não tem pudores em amar louca e profundamente, sabendo que nem sempre o objecto amado a vê como ela é, o que pode levar a que algumas vezes se dedique ou crie uma fantasia em torno do ente amado.

O enfoque no amor-próprio é fundamental, usando alguma forma de arte para “deitar cá para fora” o que sente e assim perceber melhor quem é e o que traz dentro do seu coração.

Agradar aos outros é fabuloso, mas em excesso pode criar vícios de comportamento com os quais se confunde a verdadeira essência desta Vénus, um Ser de amor incondicional e pleno.

Em primeiro lugar agrada a ti mesmo, procurando exprimir os teus mais incríveis sentimentos e emoções, e canalizando-os para a ajuda aos outros ou para a arte, como já foi referido. A criatividade como recurso transversal a todas as áreas de vida (por exemplo, no exercício da sua profissão) é também uma forma de colocar o amor ao serviço do mundo.

A mulher com Vénus em Peixes dá tudo o que tem e não tem, mas será que é isso que lhe é pedido pelo seu Propósito de Vida? Qualquer relação é uma via de dois sentidos. Para darmos temos também de saber receber e saber comunicar algumas das nossas necessidades.

O homem com Vénus em Peixes pode ser igualmente dado, em excesso, não conseguindo distinguir plenamente onde acaba o seu papel na relação amorosa. Para trabalhar o seu amor-próprio pode dedicar-se também a actividades como voluntariado aos mais necessitados, dando na relação amorosa teoricamente “menos” (dará de qualquer dos modos sempre muoito), e equilibrando a relação de vez.

MANTRA PARA VÉNUS EM PEIXES

“Eu sou mais feliz e seguro quando dou na exacta medida do que tenho, e sei receber na exacta medida do que preciso. O amor-próprio é a base de todas as relações humanas e sou mais realizado quando me equilibro e respeito para poder amar de forma mais saudável o outro e a mim mesmo.”

__________________________________

Partilha este artigo com aqueles que amas e reflecte nos mantras. São a resposta para a mudança do teu pensamento ♡…para melhor.

Ama-te ♡

GRATA

Joana Amoêdo Leite

Vai seguindo a minha página de FACEBOOK ou CASO QUEIRAS AVANÇAR NA TUA VIDA pede informações sobre a Consulta Base e as SESSÕES DE COACHING ASTROLÓGICO.