Já desde 20 de Dezembro Saturno caminhará durante alguns anos por um território que lhe é familiar e confortável, primeiro pelo signo de Capricórnio e a partir de 2020 por Aquário. Porque lhe é familiar? Porque Saturno é o planeta que rege estes dois arquétipos zodiacais: Capricórnio e Aquário, embora se expresse de formas diferentes em cada um deles. Se nos focarmos mais no ano de 2018, que é o que ocupa as nossas cabeças agora que mais um ano termina, há algumas aprendizagens a serem feitas e ainda formas de estarmos mais focados na onda que aí vem, e como todas as ondas, também esta passará deixando marcas importantes.

O importante é permitirmos que os ciclos se completem e sobretudo não fazermos da nossa vida uma luta de resistência contra mudanças necessárias e inevitáveis. Saturno vai passando pelos signos e permanecendo cerca de 2 anos e meio em cada um deles…e em cada um deles tem mensagens específicas para a sociedade e para cada um de nós.

www.allwallpapersfree.org

Costumo dizer nas consultas que o Saturno não é bom nem mau, o Saturno é o planeta das consequências e responde exactamente àquilo que lhe damos a cada momento e em cada escolha. Se permanentemente desinvestimos nos nossos estudos, inevitavelmente ficaremos desactualizados na nossa profissão e quando o Saturno passar, por exemplo, na nossa Casa 9, seremos empurrados para uma vontade por vezes inexplicável de estudar ou de nos questionarmos fortemente sobre aquilo que sabemos. Saturno é como um campo neutro com memória de longo prazo sobre tudo o que fizemos no passado e no qual nasce APENAS o que se planta. Saturno não “inventa”, não “castiga” nem “viaja na maionese”. Saturno coloca-nos em causa, dando resposta às nossas acções passadas, o que nem sempre é fácil de aceitar. Por isso também é tão importante na análise cármica do nosso mapa astrológico, assunto que deixaremos para outro artigo.

Encarar a Astrologia como uma disciplina que nos ajuda a alinharmo-nos com o cosmos e a natureza é uma das formas mais intensas de evolução pessoal. Não podemos teimar usar roupas de Verão no Inverno e também não é sensato querermos ser sempre iguais como se para sermos nós mesmos tivéssemos de ser rígidos nos comportamentos e atitudes. PARA O MUNDO será um Ano em que empresas serão desafiadas na sua solidez, tendo que mostrar efectivamente e na prática se a sua estrutura é séria e forte.

(imagem Rubys Readings)

Por parte do poder público e privado, a gestão bem feita poderá ser recompensada, enquanto que os casos de má gestão não terão outro caminho senão a extinção. Já ninguém quer saber se a “culpa é dos que vieram antes”. A sociedade quer soluções. Todas AS DECISÕES ou falta delas serão postas à prova, porque é como se o tempo da preparação e do estudo já tivesse passado. Agora será a hora de quem detém o poder (poder aqui no sentido mais tradicional do termo) mostrar que está efectivamente à altura de dar respostas concretas e na hora em que são necessárias ao melhor funcionamento dos países e suas estruturas fundamentais.

Escusado será dizer que rejeitar esta aprendizagem poderá ter algumas consequências menos simpáticas para o poder político e empresarial. A primeira tendência pode ser de recusa e de uma certa tirania, mas a pouco e pouco, estando a sociedade menos paciente, os poderosos não terão outra hipótese senão dar respostas  eficazes, visíveis e rápidas.

E perguntas tu: “ENTÃO E O QUE POSSO EU FAZER NA MINHA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL?”. Vamos a 2018 e às dicas que preparei para ti, para que este Saturno em Capricórnio te favoreça: [Signos que serão mais desafiados a ganhar estrutura e aos quais aconselho especial atenção e adaptação às mudanças necessárias, sendo mais sólidos, enraizados, fortes e estruturados: Caranguejo (signo oposto a Capricórnio) e Carneiro e Balança (as quadraturas com Capricórnio).]

1 – PRATICA AQUILO QUE APRENDESTE – Vimos de um ciclo de Saturno em Sagitário, durante o qual fomos confrontados com as nossas crenças, trabalhando aquilo em que acreditamos. Com Saturno, planeta pragmático no signo pragmático que é Capricórnio, o que nos é pedido é que coloquemos as nossas crenças em acção e que tenhamos uma atitude muito coerente perante tudo. Por exemplo, se fizemos um curso de culinária saudável, que sentido faz não cozinharmos em casa influenciados por aquilo que aprendemos?

2 – PRATICA E ACEITA A ENTREAJUDA – Saturno é um planeta de enraizamento, e o enraizamento capricorniano passa muito pelo trabalho e pelo reconhecimento, mas se ficarmos escravos dessa necessidade de reconhecimento perdemos o norte e podemos isolar-nos em excesso. A dica que vos deixo é que pratiquem a entreajuda, e mostrem a vossa força e capacidade de levar projectos avante, em colaboração com outros que possam acrescentar valor e complementar o vosso percurso. Torna-te alguém com quem qualquer um de nós desejaria trabalhar.

 

 

3 – PRATICA A FLEXIBILIDADE FÍSICA – Já William Lilly, um brilhante astrólogo do século XVII, associava Capricórnio aos joelhos e Saturno aos problemas de ossos, então aqui refiro-me mesmo a praticares exercícios físicos que te tornem mais flexível, na tua coluna, braços, pernas e que respeitem acima de tudo a tua estrutura óssea, tornando a tua postura mais correcta e, consequentemente impactando de forma positiva na tua qualidade de vida. Não queiras esforçar-te para lá do razoável, conhece o teu corpo e trata bem os teus ossos.

4 – PRATICA A AMBIÇÃO ÉTICA – A ambição tem má fama e até Platão contribui para isso 😊, porque considerava os homens ambiciosos pouco sábios…mas isto não tem de ser assim. A ambição é uma característica humana que todos temos em maior ou menor grau. Abracemos pois a ambição pessoal com ética, respeitando os outros, o meio ambiente e a nós mesmos, mas sem deixarmos de ter vontade de construir e alcançar.

5 – PRATICA A RESPONSABILIDADE EMOCIONAL – No teu relacionamento ou na forma como lidas com o amor e a vida emocional, é normal que te canses de carregar os fardos dos outros e isso é positivo, porque esses fardos não são teus e o amor não é carregar fardos “a meias”. Procura contudo ter calma e sim, largar responsabilidades em excesso que não são tuas, responsabilizando os outros por aquilo que é deles, mas sem te desligares ou ganhares “cisma” a essas pessoas que podem ser na mesma parte integrante da tua vida. Assim que largarem essas dependências mútuas, a vossa relação será mais madura, mais consequente de parte a parte. Ser responsável nas relações é uma prova de amor. 

6 – PRATICA A GESTÃO A LONGO PRAZO – Seja numa empresa ou na vida pessoal, serás desafiado a ser mais sólido e a ver a vida como um edifício que precisa de cuidado e empenho na sua construção. Largar a tendência para “gestão de improviso” e realmente ter um plano a longo prazo, com objectivos e acções concretas para os atingir é importante nesta fase. Não se trata de querer controlar ou tornar a vida previsível, até porque os imprevistos acontecem mesmo a quem programa, trata-se de querer pegar nos remos do barco em vez de o deixar à deriva na água. Se tratarmos Saturno como ele merece, pode tornar-se na nossa maior bênção, no nosso maior mestre.

FELIZ 2018 PARA TI E PARA OS TEUS!

A 20 de Janeiro de 2018, Joana Amoêdo Leite irá orientar um Workshop intitulado Compreender O Meu Saturno, vocacionado para todos os interessados e comprometidos com o seu desenvolvimento pessoal. Inscreve-te: email – info@www.joaomedeiros.com

Mais eventos e consultas de astrologia: http://www.joaomedeiros.com/joanaamoedoleite/

Marcações: info@www.joaomedeiros.com ou por FB Messenger

FB – https://www.facebook.com/ajoanaamoedoleite/